segunda-feira, 23 de julho de 2012

Reflexão e Indignação


Olá !!!!

Semana passada estava pensando em algo para colocar neste blog...  quando em uma simples consulta médica...  surgiu o assunto...  como???  Vou explicar:

Fui a uma consulta com meu médico clínico tratar da minha terrível gripe. Iniciamos falando sobre a origem da minha gripe (Argentina) e prosseguimos  falando sobre viagens em geral, percebi que ele tinha grande experiências como turista, já tendo visitado vários lugares no Brasil e no mundo.  Durante esse papo descontraído ele disse uma grande verdade: “ o Brasil é um país lindo mas não consegue vender seus locais turísticos, já fui em tantos lugares comprei tantas visitas entusiasmado em ver grandes coisas, quando chegava lá... não era nada demais. Como é que locais tão pequenos, com tão poucas coisas conseguem se sobressair atrair mais turistas que o Brasil?”. Nesse momento me identifiquei como Turismóloga (até então ele não sabia a minha formação) e concordei com ele, infelizmente é a realidade. E não é uma realidade recente, lembro que falávamos disso na faculdade, há 12 anos quase nada mudou.

Temos um país lindo sim, mas isso não basta para que turismo se desenvolva. E quando falo desenvolvimento do turismo não falo de uma cidade sendo invadida por milhares de visitantes, que chegam e vão como uma praga. Quando falo de desenvolvimento do turismo, falo de locais preparados para receber seus visitantes e logicamente de uma comunidade que REALMENTE receba os benefícios econômicos e sociais dessa atividade.

Eu quero que turismo se desenvolva no Brasil, não apenas para que o país seja bem visto lá fora. Eu quero desenvolver o turismo no Brasil para que nós, brasileiros, possamos ganhar dinheiro, com isso, muitos locais ganham, porque agente ainda não???? O turismo, se bem conduzido, gera recursos para sustentação e proteção de recursos naturais e culturais nos locais onde ele é praticado. Porque que ainda estamos engatinhando neste setor???

Eu tenho um palpite: Estamos engatinhando, pois ainda não LEVAMOS O TURISMO À SÉRIO.
Por favor, deixem suas opiniões.




2 comentários:

  1. Cara Bloggueira;

    Comungo com sua insatisfação. Realmente nós vivemos em uma nação repleta de atrações turisticas com certeza pouquissimo exploradas. Apesar de não ser um profissional da área, mas... em 1999, quando ainda cursava graduação fui até uma área de Mata Atlântica bastante preservada conhecida como Serra das Jibóia situada nos vertices dos municípios de Areia Branca, Castro Alves e um outro que o nome me falta no momento e durante minha caminhada por entre as trilhas fiquei a pensar quantas pessoas no mundo não pagariam verdadeiras fortunas para poder aproveitar um momento como aquele que eu vivia.
    Mas.. voltando ao assunto, enquanto fora do Brasil nos vendem paseios para conhecer coisas tão simples, não deixamos lugares ou mostras culturais tão fortes e marcantes acabarem ou se perderem.
    Precisamos de profissionalização na gestão pública do turismo. As implicações dessa medida em pouco tempo vai ser percebida em todos as áreas do turismo.

    ResponderExcluir
  2. Cara Taisa,

    Sabe qual o pensamento que mais percebo nas pessoas? Para quê contratar profissionais para fazer "coisas que eu sei fazer"?

    Isto é uma grande ilusão!!! Tem gente, minha querida colega Taisa, que não sabe nem o que é uma turismóloga!!!

    Nosso país precisa se profissionalizar e não se armengar... Precisamos de turismólogas como você para arrumar as coisas por aqui!!!

    Abs

    ResponderExcluir