segunda-feira, 23 de julho de 2012

Reflexão e Indignação


Olá !!!!

Semana passada estava pensando em algo para colocar neste blog...  quando em uma simples consulta médica...  surgiu o assunto...  como???  Vou explicar:

Fui a uma consulta com meu médico clínico tratar da minha terrível gripe. Iniciamos falando sobre a origem da minha gripe (Argentina) e prosseguimos  falando sobre viagens em geral, percebi que ele tinha grande experiências como turista, já tendo visitado vários lugares no Brasil e no mundo.  Durante esse papo descontraído ele disse uma grande verdade: “ o Brasil é um país lindo mas não consegue vender seus locais turísticos, já fui em tantos lugares comprei tantas visitas entusiasmado em ver grandes coisas, quando chegava lá... não era nada demais. Como é que locais tão pequenos, com tão poucas coisas conseguem se sobressair atrair mais turistas que o Brasil?”. Nesse momento me identifiquei como Turismóloga (até então ele não sabia a minha formação) e concordei com ele, infelizmente é a realidade. E não é uma realidade recente, lembro que falávamos disso na faculdade, há 12 anos quase nada mudou.

Temos um país lindo sim, mas isso não basta para que turismo se desenvolva. E quando falo desenvolvimento do turismo não falo de uma cidade sendo invadida por milhares de visitantes, que chegam e vão como uma praga. Quando falo de desenvolvimento do turismo, falo de locais preparados para receber seus visitantes e logicamente de uma comunidade que REALMENTE receba os benefícios econômicos e sociais dessa atividade.

Eu quero que turismo se desenvolva no Brasil, não apenas para que o país seja bem visto lá fora. Eu quero desenvolver o turismo no Brasil para que nós, brasileiros, possamos ganhar dinheiro, com isso, muitos locais ganham, porque agente ainda não???? O turismo, se bem conduzido, gera recursos para sustentação e proteção de recursos naturais e culturais nos locais onde ele é praticado. Porque que ainda estamos engatinhando neste setor???

Eu tenho um palpite: Estamos engatinhando, pois ainda não LEVAMOS O TURISMO À SÉRIO.
Por favor, deixem suas opiniões.




sexta-feira, 13 de julho de 2012

Um BLOG para falar de TURISMO como PROFISSÃO!

Quando analisamos a história percebemos a complexidade da atividade turística no mundo. Para muitos, ainda hoje, a palavra turismo representa apenas lazer, viagem e diversão, porém na prática, as interações e consequências desta atividade vão além. O turismo passou a ser uma atividade econômica de grande importância que origina novas fontes de riqueza e diversifica as já existentes nos locais em que se exerce.
Após o final da II Guerra Mundial a atividade turística evoluiu rapidamente, ao lado do desenvolvimento dos meios de transporte, das empresas turísticas, dos organismos nacionais e internacionais que discutem a atividade. Neste momento o turismo se mostrou uma atividade que pode trazer benefícios, mas também prejuízos para a sociedade.
No final do século XX e início do século XXI, o Brasil percebe a realidade complexa e abrangente do turismo. Surgem incertezas e desafios que conduzem o país a buscar o planejamento estratégico da atividade, o desenvolvimento de pesquisas e a formação e capacitação de recursos humanos de qualidade.
Ao observar os recursos humanos utilizados na atividade turística se percebe que eles são organizados por um agrupamento de diversos setores que se complementam e se inter-relacionam. É uma estrutura profissional complexa, mas que acontece e  desenvolve a atividade turística e consequentemente traz a necessidade de obter profissionais capacitados e qualificados.
Acompanhando essa realidade acredito cada dia que é necessário discutir, trocar ideias sobre a PROFISSIONALIZAÇÃO das atividades ligadas ao TURISMO.