Não abandonei o blog não..kkk!!!
Manter um blog com uma vida em transição é difícil... mas aqui estou!!
Nesse período fiz uma coisa que esperava já a muito tempo... dei aula no SENAC em uma turma de um curso de capacitação. Foi muito bom, uma experiência muito rica.
Como sabem sou professora do ensino médio integrado ao curso técnico em hospedagem e lido diretamente com adolescente.Ensinar uma profissão a esse público é totalmente diferente de ensinar uma profissão às pessoas que buscam a instituição SENAC. Ví isso de perto e é isso que quero relatar agora.
Os meus alunos da escola estão na adolescência, muitos nem queriam fazer o curso técnico, foram obrigados pelos pais. Ainda não conhecem o mundo do trabalho e a importância que suas atitudes com relação a formação profissional pode ter no seu futuro. O professor nesta realidade tem que fazer muito mais do que ensinar uma profissão, tem que falar diariamente sobre a importância de suas escolhas. As vezes não conseguimos fazer tudo que queremos e que podemos.
Já em um curso de capacitação lidamos com adultos, com pessoas que tem uma experiência no mundo do trabalho e estão ali porque querem estar e sabem a importância que aquele aprendizado pode ter para vida cotidiana. Nesta turma pude focar mais na prática e na teoria, não precisava parar muito para tentar convencer os alunos da importancia dos momentos. Apesar do tempo menor, acredito que muito pode ser aproveitado nesta modalidade por conta das caracteristicas dos seus discentes.
Bom, não quero deixar a impressão de que considero uma turma de alunos do ensino médio técnico ruim e uma turma de alunos de um curso de capacitação boa, não quero rotular essas duas formas de educação profissional. Apenas quero relatar a experiência que tive de lecionar nessas duas formas e dizer que são diferentes... apenas diferentes.
Um educador voltado para a educação profissional em um nível médio deve ter consciência de que precisa de muito mais tempo para passar as técnicas, a prática e a teoria. Eles vão lidar com adolescentes e todas as suas questões. Essa é a mensagem!
Beijos,
Volto com novidades!
Taísa